Nossa História

A Plenatech – Excelência em Tecnologia da Informação – é, desde 2003, uma empresa que trabalha com soluções de TI voltadas para o mercado corporativo. Com vasta experiência, conhecimento e expertise em diversas tecnologias e áreas de negócio, está sempre conectada e atualizada com as novidades do mercado. A empresa conta com uma equipe qualificada e motivada, possui soluções modernas para diversas necessidades dos clientes, soluções que garantem a satisfação e tranquilidade, através da elevada segurança e disponibilidade das informações.

Mas nós estamos aqui para falar sobre o TitansWi-Fi, veja abaixo como a nossa história é bacana!

O Primeiro Roteador

A história da Plenatech com os roteadores Wi-Fi é antiga. Em 2006, o amigo de um dos diretores da Plenatech, que trabalhava em uma encarroçadora (montadora de ônibus) e desejava entregar para seu cliente um diferencial, solicitou uma solução de Wi-Fi veicular, com isso a Plenatech desenvolveu o que na época veio a ser o primeiro roteador veicular nacional, capaz de fornecer acesso a internet através de uma conexão Wi-Fi utilizando um chip de dados LTE. Esse produto teve uma rápida ascensão e foi muito vendido na época, mas a Plenatech parou de atuar nesse nicho de mercado e o produto passou a ser comercializado por outra empresa.

De Lá Para Cá

Sem trabalhar mais na área de roteadores Wi-Fi, a Plenatech evoluiu muito em outras áreas, trabalhando sempre com tecnologia e infraestrutura de TI, absorvendo nesse meio grande conhecimento em diversas áreas de tecnologia, nesse sentido a Plenatech estabelecia-se de forma sólida como uma empresa especializada na confecção de soluções para as necessidades do mercado corporativo.

A Necessidade do Mercado

Tendo em vista que as opções de roteadores veiculares do mercado nacional e importados não atendiam a demanda de forma adequada, além de apresentarem defeitos que geravam desconforto para os usuários e descontentamento para os proprietários e montadoras, sabendo do histórico de desenvolvimento de produtos na linha Wi-Fi no passado, a Plenatech foi procurada por outras empresas que apresentaram um cenário no qual fazia-se necessário o desenvolvimento de um roteador Wi-Fi veicular para ônibus que tivesse elevada qualidade, que pudesse atender as demandas solicitadas e também ao Marco Civil da Internet.

O Análise e o Desafio

Após análise detalhada da oportunidade apresentada, os sócios da Plenatech optaram por abraçar o desafio e desenvolver um produto novo. Tratava-se de um grande desafio, tendo em vista que a Plenatech não era uma empresa de desenvolvimento de software ou hardware, mas dada a oportunidade, a empresa havia desde o início colocado como meta, empenhar todo o seu conhecimento e de seus colaboradores para desenvolver um produto de altíssima qualidade, que suprisse a demanda do mercado e que também representasse um avanço para os clientes, contando com tecnologias e opções não encontradas em nenhum outro produto do mercado. Tudo isso aliado ao desenvolvimento nacional de um produto, onde houvesse o domínio das tecnologias empregadas.

A Pesquisa

Inicialmente foi desenvolvido uma longa e extensa pesquisa com os donos de frotas, membros dos times nas garagens e pessoas envolvidas no processo de manutenção e fornecimento de internet a bordo das frotas, para verificar quais eram os pontos críticos das operações e quais eram os pontos que precisavam de atenção especial, para facilitar a instalação, manutenção e a utilização por parte do usuário.

O Desenvolvimento

A partir dessa pesquisa, deu-se início ao desenvolvimento da solução, abrangendo duas áreas distintas, uma de hardware, que precisava aguentar um ambiente muitas vezes adverso com calor, vibração, variação elétrica, dentre outras intempéries, e outra de software, que precisava ser fácil de configurar, autônoma ao máximo em suas funções e que fornecesse elevada segurança as conexões dos usuários.

O Novo Produto

Passado um ano de desenvolvimento e testes, a Plenatech entregava a primeira versão de seu novo produto, um roteador nacional, homologado pela Anatel, com gerenciamento totalmente em português, de funcionamento extremamente simples e objetivo. Tratava-se de um produto plug-and-play, no qual o cliente precisava apenas inserir um chip de dados LTE, fazer a conectorização elétrica e energizar o equipamento, a partir desse momento, sem que nenhuma configuração fosse necessária, já estava disponível uma rede Wi-Fi conectada a rede LTE de forma automática através da função de detecção e discagem automática para as operadoras nacionais.

Muitas Features

Mesmo em sua primeira versão do roteador TitansWi-Fi trouxe features muito avançadas, que podiam ser facilmente configuradas em um menu web. Features tais como sistema de quotas, horário de trabalho, portal de identificação dos usuários, autenticação remota, isso para citar apenas algumas das funcionalidades.

Novas Demandas

Um produto de qualidade, associado as features avançadas e inovadoras, logo teve aceitação nas montadoras e também no mercado, supriu as necessidades e superou as expectativas dos clientes, mas acabou gerando algumas novas demandas. A aquisição de quantias expressivas de roteadores por parte das empresas de ônibus demandava uma forma ainda mais simples e centralizada de gerenciar os roteadores, o gerenciamento já havia se tornado muito simples, mas ainda tinha que ser realizado em loco, dentro do carro no qual os roteadores estavam instalados. Já a qualidade e durabilidade dos equipamentos, gerava uma demanda de exportação dos mesmos por parte das montadores, em um modelo de negócio no qual as mesmas precisavam ser mais competitivas em preço.

Um Novo Produto

Para resolver a demanda de exportação, utilizando todo o conhecimento adquirido durante o processo de desenvolvimento dos primeiros produtos, desenvolveu-se uma versão mais básica do roteador TitansWi-Fi, em um hardware mais acessível e onde não estavam presentes todas as features, mas onde mantinham-se os pontos fortes no sentido da facilidade e gerenciamento, nesse ponto passávamos a ter um produto internacionalizado, momento em que a interface de gerenciamento foi traduzida para mais dois idiomas.

A Chegada do TWF Manager

Já a demanda de gerenciamento centralizado representou um avanço ao produto que já tinha excelente qualidade. Para atender a essa demanda, um grande esforço foi envolvido, parte do produto inicial foi completamente redesenhado e a ele foi adicionada a opção de gerenciamento na núvem, onde diversos roteadores poderiam ser gerenciados em uma única tela, e onde também poderiam ser realizadas as mais diversas configurações de forma remota, neste ponto surgia um novo produto, o TWF Manager.

O Avanço Natural

A introdução do TWF Manager representou um grande avanço, agregou qualidade e facilidade a vida dos clientes, o gerenciamento de um grande parque de roteadores, tornou-se ainda mais fácil e rápido.
A capacidade, agilidade e qualidade de desenvolvimento impresso pela Plenatech, impressionou os clientes, que em um modelo de parceria, estabeleceram um canal de desenvolvimento e aprimoramento através do qual a ferramenta TWF Manager rapidamente evolui, trazendo junto consigo a evolução das features dos roteadores TitansWi-Fi.

Hoje

Atualmente, o conjunto de soluções dos roteadores TitansWi-Fi juntamente com a ferramenta de gereciamento TWF Manager e as novas features implementadas, tais como HotSpot, contabilidade de uso de recursos, inventário, integração com outras plataformas como as de video-on-demand, evoluiram a tal ponto, que a empresa passou a investir e desenvolver novas soluções de roteadores, não visando mais somente o mercado veicular, mas também outros segmentos.

Ufa!!!! Viu como a nossa história é bonita, cheia de desafios e vitórias, esteja certo de que não vamos parar por aqui, isso é só o começo!